Um sindicato forte garante vitórias

Desde o início da pandemia de Covid-19, a organização sindical foi fundamental na luta pela garantia de direitos dos trabalhadores, mesmo com as medidas nefastas do governo Bolsonaro, epara salvaguardara saúde e a segurança da categoria, diante dos riscos impostos pelo coronavírus.

Para além da pandemia, a atuação do Sindicarne tem sido essencial, sobretudo nos últimos anos, em uma conjuntura de incerteza política e econômica e ataque aos direitos da classe trabalhadora.

Todo mundo sabe que patrão gosta de dinheiro e é em detrimento dos funcionários que as empresas lucram e engordam os cofres.

São os sindicatos que impedem as arbitrariedades das empresas, inclusive com ações na Justiça, realizam paralisações, greves, negociam com a representação patronal durante a campanha salarial e fecham acordos que garantem a manutenção dos direitos e avanço nas conquistas.

Sem os sindicatos, as empresas iriam ditar as regras como bem quisessem no mundo do trabalho em suas diversas esferas, como remuneração, jornada e condições de trabalho.

Graças ao trabalho do Sindicarne, mesmo diante de um momento grave, de crise sanitária, política e econômica, foi possível que os trabalhadores conquistassem, entre outras coisas, reajuste salarial. Dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) revelam que na média os acordos tiveram variação abaixo do INPC. A situação está difícil para todo mundo, mas, sem a entidade sindical seria muito pior.

Por isso, é tão importante ser sindicalizado e ajudar a fortalecer a entidade que representa a categoria. Para se associar, o trabalhador pode procurar um diretor do Sindicarne, um delegado sindical ou a própria entidade. Junte-se ao nosso time e sindicalize-se.